segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Dia do Professor: Desafios que vão além da remuneração (JORNAL TRIBUNA DO NORTE)

  Sáb, 15 de Outubro de 2011 18:05
Depoimentos dos  profs  Cláudio  Silva  e  João Calegari
O Dia do Professor é comemorado hoje com perspectivas de desafios para os profissionais cujo ofício é a arte de ensinar. Em Apucarana, quem vem cultivando há anos uma carreira na área avalia que a modernidade exige do professor a compreensão de novos perfis estudantis. Esta é a análise do professor Cláudio Silva, diretor da Autarquia Municipal de Educação (AME).
“Hoje temos alunos que passam 15% do seu tempo com a família. Em torno de 70% das influências que recebem vêm da mídia, das redes sociais. Ao mesmo tempo em que têm abundância de contatos virtuais, ainda têm carência de contato social”, sustenta.
Para ele, também é necessário melhorar a remuneração voltada aos professores. “É fundamental que as autoridades passem a ter um novo olhar para eles. O desafio que temos ainda é atrair para esta área os melhores talentos”, argumenta.
Há 13 anos no Magistério, o diretor do Colégio Estadual Nilo Cairo, João Calegari, também acredita que a remuneração dos professores seja um dos gargalos da profissão. Apesar disso, observa que o ofício ainda é capaz de conquistar muitos jovens. “Na nossa escola, no curso de Magistério, temos 400 estudantes, 98% mulheres. Elas se apaixonam pelo curso. A maioria, depois, faz faculdade de Pedagogia ou licenciatura”, comenta.
Na concepção da estudante Cláudia Mara de Almeida Saragô Marques, 19 anos, ser professor é encantador. Faltando um ano para se formar em Magistério, ela já faz planos para a faculdade de História. “Trabalho em um maternal e acho fascinante quem pode ensinar outra pessoa. O carinho dos alunos é muito gratificante”, define.
Fonte: Jornal Tribuna do Norte, edição de 15 de outubro de 2011
Acesse  a nova  crônica  do  Prof.  Cláudio  Silva: "PODERIA TER OCORRIDO COM O SEU FILHO!"- a tragédia de S. Caetano e outras crônicas do  mesmo  autor  em  http://profclaudiosilva.blogspot.com/2011/10/cronicas-sobre-educacao-do-prof-claudio.html

Nenhum comentário: