terça-feira, 25 de outubro de 2011

PDE Escola - Prazo para entrega de planos de ação vai até 30 de novembro ( MEC)

As escolas beneficiadas pelo Programa de Desenvolvimento da Escola (PDE Escola) têm prazo até 30 de novembro para enviar seus planos de ação, que reúnem metas e estratégias para superar os problemas diagnosticados no momento de preenchimento do cadastro. Em 2011, serão atendidas 19.095 escolas em todo o território nacional.

Entre as instituições atendidas pelo programa, 13.347 são escolas novas, cujo índice de desenvolvimento da educação básica (Ideb) de 2009 foi igual ou inferior a 4,4 para os anos iniciais e 3,7 para os anos finais, que ainda não têm um plano de ação desenvolvido dentro do programa e não receberam as duas parcelas dos recursos entre os anos 2008 a 2010.

As escolas novas que ganharam prioridade em 2011 usarão uma nova ferramenta de apoio à gestão escolar, o PDE Interativo. A nova plataforma foi desenvolvida pelo Ministério da Educação em parceria com as secretarias estaduais e municipais e é mais autoinstrucional e interativa do que o modelo anterior.

O PDE Interativo é uma ferramenta para elaboração de um plano baseado nos principais problemas da escola e na definição de ações que ajudem na superação dessas fragilidades. As escolas priorizadas pelo MEC recebem recursos financeiros para executar esse planejamento.

O PDE Escola atende ainda 5.748 escolas remanescentes que já têm um plano de ação, mas não receberam entre 2008 e 2010 uma ou as duas parcelas dos recursos para execução do seu plano. Em 2011, essas escolas continuarão utilizando o módulo PDE Escola no Sistema de Informações Integradas de Planejamento, Orçamento e Finanças do MEC (Simec). A partir de 2012, o PDE Interativo estará disponível para todas as escolas que desejem utilizar a ferramenta, mesmo as que não receberão recursos financeiros do MEC.

Mais informações sobre o PDE Escola podem ser obtidas na página do programa na internet.

Diego Rocha
FONTE:  http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=17169

Acesse  a nova  crônica  do  Prof.  Cláudio  Silva: "PODERIA TER OCORRIDO COM O SEU FILHO!"- a tragédia de S. Caetano e outras crônicas do  mesmo  autor  em  http://profclaudiosilva.blogspot.com/2011/10/cronicas-sobre-educacao-do-prof-claudio.html

Nenhum comentário: