sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Três mulheres dividem o Prêmio Nobel da Paz de 2011 ( O GLOBO)

07.10.11

OSLO - A presidente da Libéria, Ellen Johnson Sirleaf, sua compatriota Leymah Gbowee, e a ativista iemenita Tawakkul Karman, dividiram o Prêmio Nobel da Paz de 2011, anunciado na manhã desta sexta-feira, em Oslo, na Noruega. Ellen e Leymah mobilizaram as mulheres contra a guerra civil de seu país. Já Tawakkul luta pelo fim do governo de Ali Abdullah Saleh.
O presidente do comitê do Nobel, Thorbjoern Jagland, argumentou que as premiadas foram recompensadas por suas lutas pacíficas pela segurança das mulheres e pelos seus direitos para participar da construção da paz. As vencedoras vão dividir o prêmio no valor de US$ 1,5 milhão (equivalente a R$ 2,7 milhões). Assim como em outros anos, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva era um dos cotados para o prêmio.
O presidente do comitê do Nobel disse esperar que a premiação aumente a atenção a crimes como estupro e outras formas de violência contra as mulheres, além da importância delas na promoção da democracia na África e no mundo árabe e islâmico.
"Não podemos alcançar democracia e paz duradoura neste mundo a menos que as mulheres obtenham as mesmas oportunidades dos homens para influenciar desenvolvimentos em todos os níveis da sociedade", disse em nota o comitê do prêmio.
Tawakkul Karman é uma jornalista, de 32 anos. Desde janeiro, é uma das líderes da luta pacífica pela destituição do presidente do Iêmen, Ali Abdullah Saleh.
" Eu dedico esse prêmio aos jovens da revolução no Iêmen e ao povo iemenita "

- Estou muito feliz com o prêmio - disse. - Eu dedico esse prêmio aos jovens da revolução no Iêmen e ao povo iemenita.
O presidente do comitê do Nobel disse que foi difícil encontrar um líder das revoltas da Primavera Árabe, ressaltando que o trabalho da iemenita começou antes das revoltas.
Conhecida como "dama de ferro", Ellen Johnson-Sirleaf, por sua vez, foi a primeira mulher eleita chefe de Estado de um país africano. Economista, mestre em administração pública pela universidade de Harvard e líder do Partido da Unidade, a liberiana de 72 anos é presidente do país desde 2005.
Para Ellen, que trabalhou na ONU e no Banco Mundial, o prêmio foi um reconhecimento da luta do país africano por "justiça, paz, e promoção do desenvolvimento".
- Eu acredito que nós (eu e Gbowee) aceitamos isso em nome do povo liberiano, e o crédito vai para o povo liberiano - disse ela, em frente à sua casa.
A Libéria realizará eleições presidenciais na próxima terça-feira, quando a presidente disputará a reeleição. Em 1997, ela apoiou a eleição de Charles Taylor, que hoje é julgado em Haia, o que rende críticas à presidente.
Já a também liberiana Leymah Roberta Gbowee é uma assistente social e ativista do movimento pacífico que levou ao fim da segunda guerra civil no país africano, em 2003, o que conduziu dois anos mais tarde à eleição de Ellen. Ela estaria nos EUA e ainda não deu declarações públicas sobre o prêmio.
O conflito na Libéria, que começou em 1989, deixou cerca de 200 mil mortos e fez com que 3 milhões de pessoas se tornassem refugiadas. O país, criado em 1847 para abrigar escravos libertos americanos, ainda luta para manter a frágil paz, com a ajuda de forças de paz da ONU.

FONTE:http://oglobo.globo.com/mundo/mat/2011/10/07/tres-mulheres-dividem-premio-nobel-da-paz-de-2011-925531820.asp
Acesse a mais recente crônica do  Prof. Cláudio Silva :
1.      A  ADOLESCÊNCIA FURTADA - o  culto à  precocidade – Parte I
2.      A  ADOLESCÊNCIA FURTADA - o  culto à  precocidade – Parte II

Nenhum comentário: