segunda-feira, 17 de setembro de 2012

VAI DESISTIR ?


Toda  vez  que  fazemos  alguma nova descoberta, queremos  dividir  com os  que  nos  são  caros. Ganhei  de  presente do  meu amigo Prof. Hermes o livro de  crônicas  NON-STOP  da  escritora  gaúcha Martha Medeiros. Um talento, que  eu  ainda  não havia tido a  felicidade  de  conhecer. Que  consegue extrair verdadeiras  lições  para  a  vida das  situações comezinhas  do dia  a  dia. Escolhemos uma  de  suas  reflexões para  dividir com os  amigos, QUANTO VALE  UM SIM, por  abordar a  importância  das  atitudes  diante das  adversidades. 

Uma boa  leitura!

“Você  consegue  um bom  emprego  na  hora  que  bem entender? Você  descola  um amor  do  dia  pra  noite? Se  entrar  num banco, sai  de  lá  com um empréstimo  sem burocracia? Se  você  respondeu  sim para  todas  estas  perguntas, parabéns. E fique  atento  para  o  horário  da  partida  do  seu  disco  voador, pois  a  qualquer  momento  você  terá  que  voltar  para  seu planeta.

Entre  nós, terrestres, o  sim  é  uma  resposta  rara. Na  maioria  das  vezes, NÃO  há  vagas, NÃO, querem editar  nossos  poemas, NÃO temos  fiador, a  garota NÃO  quer  ouvir uns  discos  na  sua  casa, o  garoto  NÃO quer  usar  camisinha  e  o  guarda  de  trânsito NÃO foi  com a  sua  cara  e  vai  multá-lo, sim senhor. NÃO  está  fácil  pra  ninguém.

Ao  contrário  do  que  possa  parecer, esta  não  é  uma visão  pessimista  da  vida. As  coisas são  assim, dão  certo e  dão  errado.  Pessimismo  é  acreditar  que  ouvir  um não  seja  uma  barreira  para  realizar  nossos planos. Tem gente  que  fica  paralisado  diante  de  um não. Nunca  mais  vai  à  luta. Já  o  otimista resmunga  um pouco  e  em seguida  respira  fundo  e  segue  em frente.

Quando eu  tinha  dezessete  anos, mandei uns  versos  para  um concurso  de  poesia. Não  ganhei  nem  menção  honrosa. Daí  entreguei  meus  versos  para  o  Mário  Quintana  avaliar.  Ele  não  respondeu. Neste  meio  tempo  eu  estava  apaixonada  por  um cara  que ignorava  minha  existência. Quando  eu  não  estava  pensando  nele, fazia  planos de  morar  sozinha, mas  meu  estágio  não  era  remunerado. Aí  quis viajar para  a  Europa, mas  não  conseguí entrar  num programa  de  intercâmbio.  Surpreendentemente, não  me  passou passou  pela  cabeça  a  idéia  de  me  atirar  embaixo  de  um caminhão.

Hoje  tenho  nove  livros  publicados (  cinco  deles de  poesia), sou  casada  com o  homem que  amo, tenho  a  profissão dos  sonhos  e  viajo  uma  vez  por  ano, e  tudo  isso sem ganhar  na  mega sena, sem cirurgia plástica, sem pistolão ou  pacto  com o  demônio. O  segredo:  cada  não  que  recebi na  vida entrou  por  um ouvido e  saiu  pelo  outro. Não  os  colecionei.  Não  foram sobrevalorizados. Esperei, sem pressa, a  hora  do  sim.  

O  não é  tão frequente  que  chega a  ser  banal. O  não é  inútil, serve só  para  fragilizar nossa  autoestima. Já o  sim  é  transformador. O sim muda  a  sua  vida. SIM, aceito casar  com você.  SIM, você  foi selecionado. SIM,  vamos patrocinar sua  peça. SIM, a  Camila  Pitanga deu  o  número  do celular  dela.

Quando não  há  o  que  detenha você, as  coisas  começam a  acontecer,  sim.”

BIBLIOGRAFIA
MEDEIROS, Martha. NON-STOP. Porto Alegre: L&PM, 2012, p.23


 Mais crônicas do  Prof. Cláudio  Silva em  : 

CONHEÇA O  NOSSO  INSTITUTO  EDUCACIONAL  - ESCOLA N.S. DA ALEGRIA -"A  Escola das  Famílias!" - : no  Facebook: Escola Ns Alegria Escola

Nenhum comentário: