domingo, 22 de junho de 2014

O SETE DE SETEMBRO E A EDUCAÇÃO( Crônica do Prof. Cláudio Silva)

10.09.2013

*Por Cláudio Silva

"Uma nação se faz com homens e livros"( Monteiro Lobato)


A  educação abre  portas, liberta e eleva as pessoas. O  momento  é  propício para trazer presente o  exemplo de um brasileiro que  muito  honra  esta  nação. Nasceu pobre e epilético, neto de escravos e foi criado no morro do Livramento, no Rio de Janeiro. Ajudava a família como podia, não tendo frequentado regularmente a escola. Sua instrução veio por conta própria, devido ao interesse que tinha em todos os tipos de leitura. Graças ao seu talento e uma enorme força de vontade, superou todas as adversidades tornando-se  um dos maiores escritores de todos os tempos, colocado no  patamar do francês Flaubert e do russo Dostoievski, apenas para citar dois dos maiores autores do mesmo período na literatura universal. O  nosso  Machado de  Assis.

Oportunidade, desenvolvimento pessoal e realização humana passam necessariamente pelo  processo educacional. A citada expressão de Machado foi parafraseada por Bill Gates, o multimilionário da informática, ao afirmar: "Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros". As recentes comemorações da Independência, com o seu ápice no dia 7 de setembro, nos ajudaram à reflexão de que o  Brasil  deve ser   um país de  oportunidades para os seus filhos. E isso não se fará sem uma educação pública de qualidade, colocada no centro das prioridades. 

Esta será sempre a aposta mais  acertada, como comprovado na história pelas  sociedades que o fizeram. Uma decisão que tem sua matiz ideológica, política e administrativa, e que só se efetiva e consubstancia realmente, na ação dedicada e  paciente  dos trabalhadores da  educação. Heróis no  mais das  vezes anônimos, para os quais a nação tem uma dívida histórica de valorização do seu trabalho de preparar os que dirigirão a sociedade. 

É “Na  sala  de aula que  se forma um cidadão. Na sala de  aula é  que  se  muda uma  nação”, nos recorda em feliz  inspiração a cantora Leci  Brandão em ANJOS DA  GUARDA.
Pense nisso!

*Cláudio Silva é mestre em Educação, ex-presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação-UNDIME/PR, foi Secretário Especial de Ensino Superior de Apucarana-PR ( gestão 2012), secretário Municipal de Educação (gestões 2005-2008 e 2009-2012 ). É diretor do Instituto Educacional Escola Nossa Senhora da Alegria.
Ficha Técnica:
Estrutura: Jornalista Cláudia Alenkire Gonçalves da Silva - MTE 0009817/PR

Revisão: Prof.ª Doutoranda Leila Cleuri Pryjma

Nenhum comentário: